20 de dezembro de 2018
As Vantagens das Debêntures Incentivadas
Por Gustavo Velez
Tempo de leitura: 4 minutos
O que é isso?
Debêntures são títulos privados de renda fixa, que podem ser de médio ou longo prazo. Eles são emitidos por empresas não financeiras, como sociedades anônimas, com o objetivo de captar recursos para o financiamento de suas atividades.
Quando você investe em debêntures, você se torna credor de uma empresa privada. Assim, a empresa consegue recursos rapidamente para organizar-se financeiramente.
Como funcionam?
Há diferença entre a debêntures simples e a debêntures incentivada. A principal diferença é que por lei, as debêntures incentivadas apresentam vantagens fiscais aos investidores.
Essas vantagens podem ser a isenção de Imposto de Renda, por exemplo. Já o termo “incentivadas” traz consigo o tipo emissão do título. Essa emissão é feita por empresas que atuam no setor de infraestrutura, como o de construção de estradas, ferrovias, aeroportos e etc.
A isenção no IR é válida apenas para pessoa física. Ela se dá por uma iniciativa do Governo Federal em captar recursos para novos projetos. Isso porque esses títulos são emitidos por empresas que trabalham na construção da infraestrutura do país.
Como escolher?
Antes de escolher, é necessário fazer um estudo sobre o histórico da empresa no mercado. É preciso eliminar o maior risco possível de não receber o que foi acordado, no jargão do mercado conhecido como “calote”.
Ou seja, nessa pesquisa você deve entender a capacidade de pagamento da dívida do emissor.
É valido pesquisar nas agências de classificação de risco que qualificam, comparam e classificam de acordo com o potencial de quitação das dívidas.
Riscos
Além da pesquisa sobre a participação das empresas no mercado, há outros dois riscos a serem considerados: o risco de mercado e o risco de liquidez.
O risco de mercado trata-se da variação das taxas de juros, como acontece no Tesouro IPCA+. O risco liquidez é quando não é possível vender no mercado secundário antes do vencimento a preços adequados, devido a falta de compradores
Por que investir?
Considerando que você vai investir como pessoa física, as debêntures incentivadas sem dúvidas são mais vantajosas, por conta da isenção fiscal.
De toda forma, vale atenção. Especialistas alertam a prática comum nesse gênero de debênture, em repartir os benefícios fiscais com investidor, oferecendo um pouco menos de rendimento.
Por isso, garanta que seus títulos de debêntures incentivadas tenham paridade de datas de vencimento, as mesmas regras de rendimento e que ofereçam riscos semelhantes aos demais tipos.
Conte com a Blackbird Investimentos para a escolha de sua debênture incentivada, através da plataforma utilizada por nós, temos uma grande variedade de ativos, ideias para uma excelente diversificação do seu portfólio.
Últimos Insights
19 de novembro de 2024
Como usar os investimentos na previdência PGBL para maximizar os benefícios fiscais
SÃO PAULO (Bora Investir B3) – Investir em um plano de previdência privada do tipo PGBL (Plano Gerador de ...
29 de outubro de 2024
Por Que o Brasil Não Tem uma “Nasdaq” para Chamar de Sua?
Apesar das frequentes novas aberturas de capital, a bolsa brasileira ainda é dominada por empresas tradiciona...