19 de novembro de 2024
Fechamento da Bolsa: Ibovespa tem leve variação no dia e na semana, fechando aos 127,8 mil pontos à espera do pacote fiscal
SÃO PAULO – O Ibovespa teve leve alta de 0,05% nesta quinta-feira, encerrando o dia aos 127.791,60 pontos, com giro financeiro de R$ 28,8 bilhões em função do vencimento de opções sobre ações. A semana curta, devido ao feriado da Proclamação da República, foi marcada pela cautela dos investidores, que aguardam o anúncio do aguardado pacote fiscal do governo, previsto para a próxima semana, após a reunião do G20.
Petrobras se destacou mais uma vez, com suas ações ON e PN subindo 1,45% e 1,06%, respectivamente, sustentadas pela alta nos preços do petróleo. Segundo Gustavo Harada, chefe da mesa de renda variável da Blackbird Investimentos, empresas com receitas dolarizadas, como a Petrobras, têm mostrado resiliência diante da incerteza fiscal. “O dólar alto e o momento desafiador no cenário doméstico favorecem empresas exportadoras”, afirmou Harada.
Por outro lado, Vale ON encerrou em baixa de 0,56%, acumulando perdas de 6,25% na semana, em meio a ajustes no preço do minério de ferro, que caiu abaixo de US$ 100 por tonelada em mercados asiáticos. Os grandes bancos tiveram desempenho misto, enquanto ações como Marfrig (+8,26%) e CVC (+5,99%) figuraram entre os destaques positivos.
As declarações de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, sinalizando cautela no corte de juros nos EUA, influenciaram os mercados globais. Enquanto isso, no Brasil, a reafirmação do compromisso fiscal pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, trouxe algum alívio ao mercado, contribuindo para dois dias consecutivos de alta no índice.
Apesar do otimismo moderado, o mercado permanece dividido sobre o impacto do pacote fiscal e seu potencial de ajuste. Para Felipe Moura, analista da Finacap, o cenário macroeconômico segue confuso, enquanto os resultados corporativos continuam superando as expectativas. “Apesar das incertezas no macro, há excelentes oportunidades na Bolsa, com ativos a preços atrativos”, concluiu.
Clique aqui para mais detalhes.
Últimos Insights
16 de dezembro de 2024
O famoso 1% ao mês voltou: como fazer boas escolhas de renda fixa com Selic a 12,25%
Em 12/12/2024, o cenário financeiro se tornou mais interessante com a recente alta da Selic, que alcançou 12...
16 de dezembro de 2024
Selic em 12,25%: Como ficam os investimentos em renda fixa, ações, FIIs e no exterior
SÃO PAULO (AE NEWS) – O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central anunciou que a Selic foi m...