29 de outubro de 2024
Por Que o Brasil Não Tem uma “Nasdaq” para Chamar de Sua?
Apesar das frequentes novas aberturas de capital, a bolsa brasileira ainda é dominada por empresas tradicionais de commodities e infraestrutura. Segundo um estudo da Seneca Evercore, 84 empresas abriram capital nos últimos 10 anos, mas apenas 17,9% obtiveram desempenho positivo em relação ao preço de seu IPO, com setores ligados à nova economia sofrendo a maior retração.
Para Daniel Wainstein, da Seneca Evercore, um mercado acionário limitado e a instabilidade política prejudicam o crescimento de empresas de tecnologia. Gustavo Harada, da Blackbird Investimentos, destaca que a alta de juros e o cenário político tornam os investidores locais mais conservadores, o que dificulta o desenvolvimento da “nova economia” no Brasil. Em comparação, países emergentes como China e Coreia do Sul exibem um mercado mais diversificado.
Já para Alexandre Sant’Anna, da ARX Investimentos, o crescimento de setores de nova economia ocorre de forma lenta e gradual, mas empresas brasileiras como Nubank e Stone buscaram valorização em bolsas dos EUA, passando a ser incluídas em índices globais, como o MSCI Brazil. Mesmo com limitações, Harada vê potencial de transformação, desde que haja estabilidade no mercado brasileiro.
Leia mais sobre aqui
Últimos Insights
19 de novembro de 2024
Como usar os investimentos na previdência PGBL para maximizar os benefícios fiscais
SÃO PAULO (Bora Investir B3) – Investir em um plano de previdência privada do tipo PGBL (Plano Gerador de ...
29 de outubro de 2024
Por Que o Brasil Não Tem uma “Nasdaq” para Chamar de Sua?
Apesar das frequentes novas aberturas de capital, a bolsa brasileira ainda é dominada por empresas tradiciona...