7 de abril de 2019

Wrap Up Semanal

Brasil

Paulo Guedes é chamado de “tchutchuca” em sessão na CCJ

Em sessão na CCJ, o deputado Zeca Dirceu (PT-PR) criticou a postura de Paulo Guedes e provocou uma confusão ao dizer que o ministro da Economia é “tigrão” com os aposentados, agricultores e professores, e “tchutchuca” com “a turma mais privilegiada do país”. As afirmações do deputado eram referentes ao que o ministro defendia no projeto de Reforma da Previdência.

Guedes, revoltado, revidou e gritou para o deputado que “tchutchuca é a sua mãe e a sua avó”.

A cena encerrou a sessão e a segurança da Câmara foi acionada para conter os deputados e conduzir o ministro para fora da sala.

Por decisão do governo não haverá horário de verão em 2019

O presidente Jair Bolsonaro afirmou hoje (5) que decidiu que em 2019 o horário de verão não entrará em vigor. A decisão foi baseada no fato de que o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, acredita que a ação tem pouca efetividade na economia energética.

“Ele trouxe um parecer 100% favorável ao fim do horário de verão. No parecer dele, não causa economia para nós e mexe no teu relógio biológico, então atrapalha a economia, em parte. E só temos o que ganhar, no meu entender, mantendo o horário como está”, disse Bolsonaro.

Bolsonaro: “Não nasci para ser presidente, nasci para ser militar”

“Desculpem as caneladas. Não nasci para ser presidente, nasci para ser militar”, foi o discurso de Jair Bolsonaro no Palácio do Planalto para inauguração do Espaço de Atendimento de Ouvidoria da Presidência da República

Ele também afirmou que às vezes se pergunta o que fez para “merecer isso”. “Às vezes me pergunto, meu Deus, o que fiz para merecer isso? É só problema”.

Em tons de brincadeira, foi perguntado ao presidente se o cargo era mais desafiador do que ele imaginava. Bolsonaro respondeu dizendo que “sabia das dificuldades por ser um País grande”. Sobre a fala de que “não nasceu para presidente”, disse, aos risos, que “tem que se virar para não ser engolido”.

Internacional

Candidato a primeiro ministro de Israel promete anexar partes da Cisjordânia

O candidato preferido a ministro israelense tem como promessa unificar regiões com grandes concentrações populacionais de Israel.

A campanha política é voltada diretamente para a região da Cisjordânia, que possui uma alta densidade populacional, tanto de israelenses, quanto palestinos.

Netanyahu, que concorre à vaga de premiê israelense, diz que este plano é possível por respeitar as regras de soberania de Israel.

Bangladesh disputa ilha com Mianmar

Bangladesh envia tropas armadas para a ilha de Saint Martin. A ilha é disputada com Mianmar, que afirma e apresenta a ilha como parte oficial de seu território.

O território estava até então registrado como parte de Bangladesh, que vinha buscando resolver a situação por vias diplomáticas. Porém, agora o conflito tomou formas diretas após Bangladesh enviar corpo militar para a ilha.

Principais índices financeiros

Bolsa

O Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, fechou em alta de 1,78% nesta sexta-feira, a 97.108 pontos, o maior nível em duas semanas (desde 21 de março, quando fechou em 96.729,08 pontos).

O ambiente externo favorável, bem como a maior articulação na reforma da previdência, foram fatores que impulsionaram o bom desempenho local. Inclusive, o principal ETF relacionado a ações brasileiras, EWZ, fechou em alta de 0,45%.

Vale ressaltar o bom desempenho das ações da Petrobrás na semana. Com o anúncio de que a Engie ganhou a disputa para compra da TAG, os papéis ON e PN da estatal tiveram altas de 2,23% e 1,09%, respectivamente.

Dólar

Com a maior previsibilidade da agenda de Reformas, evidenciada pela postura do presidente Jair Bolsonaro durante a semana, o dólar deu sinais de arrefecimento, saindo do patamar que chegou na semana passada de R$ 4,00. A moeda americana teve leve queda, de 1,12%, terminando a semana cotada a R$ 3,8713.

Assim como a bolsa, o que continuará a guiar a direção do câmbio será o avanço da agenda reformista no Brasil.

 

QUERO SABER MAIS SOBRE INVESTIMENTOS