30 de setembro de 2019

Wrap Up Semanal

Brasil

Projeção do BC de crescimento da economia sobe para 0,9% para 2019, e 1,8% para 2020

O Banco Central apresentou uma leve melhora na expectativa para o crescimento do PIB de 2019 e de 2020. A melhoria ocorreu depois da divulgação do PIB do segundo trimestre, favorecendo o ano em questão e o seguinte.

As expectativas para o quarto trimestre também influenciaram a previsão, que considera o sucesso das liberações de recurso do FGTS e do PIS/PASEP.

O BC ressalta que o crescimento será lento e gradual e depende das aprovações das reformas nacionais, e de fatores externos, como a continuação da guerra comercial e a crise na Argentina, os quais diminuiram as projeções de exportações do ano..

Aprovação da tese que permite anular sentenças da Lava-Jato passa pela Maioria do Supremo

O STF aprovou essa semana uma medida que abre espaço para anular sentenças que Sérgio Moro já havia proferido nas investigações da Petrobras.

A medida dá direito aos delatados apresentarem alegações finais após os delatores, em situação que ambos estão na mesma ação penal, e com abertura para pena de violação ao direito de defesa. Será decidido na próxima semana se apenas as sentenças nas quais os advogados dos delatados reportaram o problema ainda na primeira instância, deverão ser anuladas.

Ainda assim, nos casos em que isto ocorreu envolvem grandes ações penais, como algumas contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e José Dirceu.

Em agosto, após o caso do ex-presidente da Petrobras e do BB, Aldemir Bendine, onde o colegiado decidiu que os delatados deveriam enviar seus memoriais após os delatores, a fim se se defender de acusações postas, vários outros réus começaram a buscar o mesmo benefício.

Tal medida trouxe grande preocupação, pois abre espaço para grande parte das condenações da Lava-Jato serem anuladas.

 

Paulo Guedes e a resistência ao liberalismo

Segundo Alcolumbre, os processos de privatizações da agenda liberal do ministro da economia não avançam devido uma resistência de senadores do Norte e Nordeste. Ao mesmo tempo que parte da população nega o liberalismo econômico, pedem por um liberalismo social. É dado então, ao Estado, o desafio de reduzir a desigualdade e aumentar o desenvolvimento do país. Uma das prioridades de Guedes é reduzir as despesas obrigatórias que são indexadas ao salário mínimo e à variação do INPC.

A medida (PEC), trará uma desindexação do salário mínimo ao PIB, e passará a ser corrigido apenas pelo INPC. Consequentemente, trará recursos aos caixas dos Estados e Municípios que financiarão emendas impositivas. O país passa por um crises financeiras e, para contornar a situação, o Estado quer privatizar empresas estatais afim de atender as demandas da população.

De acordo com Roberto Elery, as pessoas querem afastar o Estado, pagar menos imposto, mas não querem a diminuição da oferta de serviços públicos. Afirma ainda que é impossível, com essas condições, diminuir o gasto público. Assim, fica nas mãos dos políticos, abrir mão dos benefícios ou ignorar o teto dos gastos.

Internacional

 

Donald Trump pode sofrer processo de Impeachment 

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi acusado de coalisão contra o preferido nas eleições de 2020. Uma delação contra Trump o acusa de pressionar o presidente da Ucrânia, Vlodimir Zelensky para investigar os passos de Joe Biden, que é o principal candidato a representar os democratas na corrida presidencial. A acusação abriu em meio ao congresso americano o quarto processo de Impeachment contra o presidente na história dos Estados Unidos

Há poucos meses do início das campanhas para as próximas eleições americanas, o impeachment pode acabar com as chances de Trump de se reeleger. O presidente, atualmente, tem cerca de 43% de popularidade com os americanos o que abre mais espaço para Biden e Elizabeth Warren.

 

Assembleia Geral da ONU apresenta principais problemas do Mundo 

                A assembleia geral das Nações Unidas, que ocorreu em Nova York, abriu espaço para diversos países discutirem questões mundiais. A desaceleração econômica mundial foi um dos principais temas a serem discutidos; a perda de força dos Bancos Centrais e as constantes baixas de juros nos principais países vem preocupando os líderes mundiais com uma possibilidade de recessão.

Além disso, durante a assembleia, alguns países como Brasil e EUA puderam expor seus problemas. Bolsonaro, que abriu a reunião, expos a questão Amazônica, falando brevemente sobre as queimadas, que fizeram com que o mundo voltasse os olhos para o Brasil e a administração do presidente sobre o principal bioma do país. Trump, já afetado por seu possível processo de impeachment, disse que não iria fechar nenhum acordo com a China.

Principais índices financeiros


Bolsa

Apesar de fechar em queda na sexta-feira, o Ibovespa registrou a quinta semana consecutiva de alta. No fechamento, o índice ficou em 105.078 pontos, uma elevação de 0,25% em relação a semana anterior.

Avanços em relação a aprovação da cessão onerosa a fim de garantir o leilão de petróleo aqui no Brasil, e melhoras na situação da guerra comercial entre Estados Unidos e China contribuíram para uma semana de índices positivos.

Entre as maiores altas estão ENEV3, depois das notícias de que a empresa teria encontrado indícios de petróleo, e CVCB3, que subiu como resposta ao anúncio da cia aérea americana Delta Air Lines que irá vender 9% de sua fatia na Gol a fim de assumir 20% das ações da Latam.

Entre os destaques negativos da semana está a OIBR4, impactada pelas notícias de que a venda das operações da companhia poderá ser mais complicada que se esperava.

Dólar

O dólar comercial fechou a semana em queda, sendo cotado a R$ 4,15. O Banco Central também anunciou que irá realizar leilões de dólares à vista e swaps reversos já no início do próximo mês. A oferta de dólares totalizará US$ 525 milhões à vista e serão10500 de swaps reversos

QUERO SABER MAIS SOBRE INVESTIMENTOS