29 de abril de 2019

Wrap Up Semanal

Brasil

CCJ aprova parecer a favor da reforma da Previdência

Na última terça-feira (23), a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) aprovou o texto pela admissibilidade da proposta de emenda à constituição que trata da reforma da previdência. Esta primeira sessão tinha como objetivo, basicamente, analisar se o texto da PEC estava de acordo com a constituição do país.

Em uma votação de quase 8h de duração, por um placar de 48 votos a 18, o texto da PEC foi aprovado e agora segue para uma segunda análise em uma comissão especial liderada pela deputada Joice Hasselmann.

A PEC da reforma da Previdência está em tramitação na Câmara há dois meses. Agora, passará por processos que podem alterar o texto e proposta criada pelo Ministério da Economia.

Bolsonaro extingue horário de verão

Conforme havia dito em sua conta oficial do Twitter, Bolsonaro extinguiu o horário de verão brasileiro. O presidente assinou na última quinta-feira (25) o decreto que cancela a medida.

A decisão foi baseada em recomendação do Ministério de Minas e Energia que justificou a ação com bases em levantamento de dados da saúde publica, alegando que a medida interfere negativamente no relógio biológico das pessoas, além de ser uma medida pouco efetiva no que tange a economia de energia.

“As conclusões foram coincidentes. O horário de pico hoje é às 15 horas e [o horário de verão] não economizava mais energia. Na saúde, mesmo sendo só uma hora, mexia com o relógio biológico das pessoas”, disse o Ministro.

Intenção de consumo das famílias cai pelo segundo mês consecutivo

Em dado divulgado pela Confederação Nacional do Comércio, a intenção de consumo das famílias (ICF) caiu pelo segundo mês consecutivo. O resultado para o mês de abril recuou 1,9%. No mês passado, a taxa já havia caído 0,4%.

Um dado alarmante que chama atenção é a variação negativa em todos os subíndices do indicador. A última vez vimos tal comportamento dos dados foi após a greve dos caminhoneiros, em julho do ano passado.

A justificativa para Jose Roberto Tadros, presidente da CNC é devido a alta taxa de desemprego, a taxa de juros e a recuperação lenta da economia.

“O país passa por uma fase de mudanças e ajustes. A aprovação da reforma da Previdência, nos próximos meses, pode trazer um alento para a economia brasileira”, acredita Tadros.

Internacional

Coréia do Norte e Rússia se encontram para discutir a questão nuclear

Os líderes, Kim Jong-un e Vladmir Putin se encontraram para discutir uma solução sobre as armas nucleares em detenção de diversos países. O primeiro encontro entre os dois líderes travou uma relação de confiança para tratar da posse nuclear entre ambos. O foco começa sob a península coreana.

A visão de Putin sobre o assunto é resolver o problema de forma pacífica e, ainda por cima, construir uma relação bilateral com a Coréia do Norte.

Ex-vice de Obama irá concorrer à presidência americana

O vice-presidente de Barack Obama durante os dois mandatos, Joe Biden, irá se candidatar para a próxima campanha americana. Antes de dar apoio ao mandato de Obama, Biden foi senador e candidato à presidência, por duas vezes, porém sem sucesso.

Neste momento, Biden busca uma nova campanha contando com a experiência do governo Obama. Em seu twitter, anunciou sua campanha elencando a busca pelos valores da nação, a posição econômica dos EUA e a democracia.

Principais índices financeiros

Bolsa

Estimulada pela euforia dos investidores devido a votação da PEC da reforma nesta semana, a bolsa teve um bom desempenho na semana, com alta de 1,75% fechando a 96.236,04 pontos. O resultado poderia ter sido ainda maior se não houvesse uma forte realização de lucros dia após a aprovação da PEC e a cautela dos investidores frente ao cenário de incerteza do país.

As ações de maior peso no índice, Bradesco, Itaú, Petro e Vale, todas tiveram modestos resultados. Na sexta-feira, com a divulgação do balanço anual, o Fleury foi o papel que apresentou maior perda do Ibovespa, fechando o dia em queda de 6,78% e a JBS ON (-5,71%), com a notícia de uma peste suína africana estaria minando a demanda chinesa.

 

Dólar

O dólar comercial manteve-se estável, muito por conta de que o desempenho positivo da bolsa nesta semana não foi suficiente para alterar a estratégias de investidores que se protegem do mercado local com a moeda norte americana. Na sexta-feira, a moeda terminou em baixa, sendo cotada a R$ 3,9310.

Os dados americanos divulgados nesta semana também contribuíram para o desempenho da moeda. A inflação dos EUA no primeiro trimestre, de apenas 0,6%, em comparação com o trimestre passado de 1,5%, demostrou que há pouco espaço para mais um aumento da taxa de juros pelo FED.

 

QUERO SABER MAIS SOBRE INVESTIMENTOS